Pular para o conteúdo principal

Como Melhorar Meu WIFI?


De maneira mais simples possível, quero lhe mostrar a melhor configuração para o desempenho do seu WIFI, seja qual for a marca ou modelo, pois as configurações que vamos alterar são avançadas e presentes na maioria dos modelos disponíveis no mercado atualmente.

1 - Acessando o seu WIFI

A primeira coisa a se fazer é acessar seu modem ou roteador WIFI. E para acessar você precisa estar conectado ao seu modem ou roteador por cabo no PC ou pelo WIFI em Smartphone. Se o seu provedor de internet não lhe fornecer acesso ao roteador você precisa entrar em contato e pedir para que um técnico da operadora realize esse procedimento (inclusive pode indicar meu blog).

Se você utiliza o Windows 7,8 ou 10 você pode abrir o terminal (aquela tela preta onde digitamos comandos). Para abrir o terminal, aperte a tecla "Windows + R" para abrir a janela "executar" e digite "CMD" (sem as aspas) e tecle ENTER!

Assim que abrir a tela preta do terminal do Windows você digita "ipconfig" (tudo junto sem aspas) e tecla ENTER. Vai aparecer as informações sobre placa de rede, seu IP e o IP do roteador que vai ser sempre o "gatway padrão", é esse endereço que você deve copiar/anotar. 

Agora que já sabe o IP (gatway padrão) do seu WIFI, abra o navegador de internet e digite esse IP e dê ENTER! Se der certo, vai ir para tela de login para você acessar. Em baixo dos roteadores ou modem vem de fábrica qual a senha de acesso, na maioria deles vem por padrão usuário e senha "admin". Em todo caso, se não souber, entre em contato com sua operadora ou provedor de internet para obter esse acesso.




2 - Configurando o WIFI

Agora que você já acessou seu WIFI, você precisa ir achar a opção "WIRELESS" e ir nas opções AVANÇADAS.

Agora é necessário que você entenda o porque está alterando essas opções e qual o objetivo de cada uma delas:



SSID: Aqui vai o nome da sua rede WIFI

Segurança: Para redes doméstica, o modo mais seguro é o WPA/WPA2

Versão: WPA2-PSK

Criptografia: AES

Senha: Aqui você coloca a sua senha do WIFI

Canal: 1, 6 ou 11 - Sempre escola um desses canais, pois eles estão livres de sobreposição de radiofrequência. Para descobrir qual melhor canal usar na sua casa, use o aplicativo WIFI ANALIZER, disponível na playstore para ver os canais de WIFI's próximo e definir um menos usado para evitar interferências.

MODO: Aqui é muito importante, pois define o limite de velocidade conforme padrão selecionado. JAMAIS deixe modo misto ou 11.B/G/N - Essa opção fará com que o roteador WIFI se adapte a cada aparelho que se conecta, limitando a velocidade e perdendo desempenho em relação a velocidade, e nosso objetivo aqui é melhorar o desempenho em velocidade e alcance. 

Mas então, qual melhor MODO? A resposta está na compatibilidade dos seus aparelhos, seja os que irão se conectar e também seu roteador WIFI, e cada modo possui suas limitações de velocidades:

802.11B - Até 11Mbps
802.11G - Até 54Mbps
802.11N - Até 63Mbps até 600Mbps
802.11AC - Até 1Gbps
802.11 B/G/N ou Misto - Essa opção fica alternando o modo conforme os aparelhos conectados. Por exemplo, se você tiver um plano de 100 MEGA e um celular padrão "N" a velocidade vai passar, porém, se conectar um celular com padrão "G", o roteador vai adequar no padrão "G" pra ser compatível com o outro celular o que acaba prejudicando o desempenho do outro aparelho com padrão "N".

O ideal é você ver se pelo menos a maioria dos seus dispositivos compartilham de um mesmo padrão para deixar selecionado um padrão que abranja todos e possa desfrutar de toda velocidade contratada. 

Largura de Banda (bandwidth): 40MHz
Essa frequência aumenta o espectro e sofre menos interferência. 

Poder de Transmissão/Alcance: Alta/Média/Baixa - Aqui você define a potência do sinal. Se quiser o sinal apenas dentro da casa, limitando apenas alguns cômodos, você deixa em "BAIXA", se quiser que seu WIFI apareça até o portão da sua casa, você deixa em "ALTA".



E pronto! Basta salvar e testar a nova configuração do seu WIFI! Espero que esse artigo tenha lhe ajudado a melhorar o desempenho do seu roteador WIFI. 

Gostou desse artigo? Compartilha com seus amigos e aproveita para me seguir nas redes sociais:


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

WHITEPAPER DO BITCOIN EM PORTUGUÊS

O whitepaper do Bitcoin é o documento que explica o que é essa tecnologia, do original em inglês “Bitcoin: A Peer-to-peer Electronic Cash System” foi escrito pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin. Tradução por Rodrigo Silva Pinto.

NFT - Além dos Colecionáveis

Apesar dos NFTs estarem em destaque hoje em dia pelos influencers e famosos como Neymar Jr, Justin Bieber e o rapper Eminem terem adquiridos NFTs na casa dos milhões, muitas pessoas ainda não sabem todo o potencial que essa tecnologia pode trazer. 

O QUE É ETHEREUM?

Parecido com a rede do Bitcoin, a rede Ethereum possui uma blockchain mais robusta. Além de rodar sua moeda nativa, o Ether (ETH), também é possível executar contratos inteligentes em sua EVM (Ethereum Virtual Machine), uma espécie de super computador descentralizado e aberto à todos.