Pular para o conteúdo principal

O QUE É BLOCKCHAIN?

 


Blockchain é o sistema que permite que criptomoedas como o Bitcoin possam funcionar. Esse artigo tem objetivo de explicar de forma clara e objetiva o que é um sistema Blockchain, como funciona e sua aplicabilidade.

O que é Blockchain?

Blockchain de forma simples e resumida é um banco de dados descentralizado que serve como livro-razão para armazenar dados das transações, no caso do Bitcoin, nesse exemplo, ele armazena dados como saldo das carteiras, hora e data de transações e esses dados ficam armazenados em blocos. Cada bloco contém um tipo de "assinatura digital criptografada" chamada de HASH que referencia e validam os outros blocos na rede.


Quem é o dono da Blockchain do Bitcoin?

Não há nenhum dono ou órgão central que o controla. Qualquer um pode rodar um nó (node) do Bitcoin, que nada mais é que o software ou programa que contém sua carteira e uma cópia da blockchain com cópia de todos os blocos "minerados" e validados pela comunidade.

Fazendo isso, você ajuda validar novos blocos na blockchina e junto à outros milhares de pessoas que rodam nós do Bitcoin, garantem a autenticidade e segurança da rede, de forma totalmente DESCENTRALIZADA.

Mineração de Criptomoeda

A mineração é basicamente pessoas da comunidade que executam um programa para compartilhar poder computacional para que a rede funcione de forma descentralizada, geralmente usando o processamento de placas de vídeo (GPU) e internet. O programa procura por novos blocos através de algoritmos que resolvem grandes cálculos matemáticos e ao achar novos blocos, recebem Bitcoins (BTC) como recompensa.

Esse modelo de mineração é chamado de PoW (proof-of-work) ou "prova de trabalho". E leva esse nome justamente porque mineradores resolvem cálculos para encontrar novos blocos e ganham BTC como recompensa, ou seja, a recompensa só é válida se o minerador realmente proveu poder computacional que o fez encontrar um novo bloco e registrar aos outros da cadeia de blocos.


Outros usos para Blockchain

Por a blockchain do Bitcoin ter o código livre, outros programadores copiam seu código e fazem algumas modificações, aplicando novas funções (camadas) à blockchain e dando origens à novos projetos, como é o exemplo da Ethereum.

A blockchain da Ethereum (ETH) além de armazenar registros de transações de sua moeda nativa, o Ether (ETH), também tem a função de armazenar o que chamamos de "Smart-Contracts" ou contratos inteligentes, o que foi explicado no artigo "O que são Contratos Inteligentes em Blockchain?"

Além de criptomoedas e tokens, uma blockchain é capaz de armazenar dados como registros NFT, votos como no caso da Estônia e documentos importantes tais como os registrados hoje em cartórios físicos.

Gostou desse artigo? Compartilha com seus amigos e aproveita para me seguir nas redes sociais:


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WHITEPAPER DO BITCOIN EM PORTUGUÊS

O whitepaper do Bitcoin é o documento que explica o que é essa tecnologia, do original em inglês “Bitcoin: A Peer-to-peer Electronic Cash System” foi escrito pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin. Tradução por Rodrigo Silva Pinto.

NFT - Além dos Colecionáveis

Apesar dos NFTs estarem em destaque hoje em dia pelos influencers e famosos como Neymar Jr, Justin Bieber e o rapper Eminem terem adquiridos NFTs na casa dos milhões, muitas pessoas ainda não sabem todo o potencial que essa tecnologia pode trazer. 

O QUE É ETHEREUM?

Parecido com a rede do Bitcoin, a rede Ethereum possui uma blockchain mais robusta. Além de rodar sua moeda nativa, o Ether (ETH), também é possível executar contratos inteligentes em sua EVM (Ethereum Virtual Machine), uma espécie de super computador descentralizado e aberto à todos.