Pular para o conteúdo principal

COMO FUNCIONA A MINERAÇÃO DE BITCOIN


Hoje em dia é muito fácil você adquirir Bitcoin através de corretoras ou vendedores P2P, porém muitas pessoas ainda não entendem como os BTCs são criados ou emitidos pelo processo de "mineração", e esse artigo é para explicar de forma fácil como funciona esse processo.

Introdução

A mineração é o processo pelo qual novos Bitcoins são criados. Embora a mineração de Bitcoin seja mais lucrativa que a negociação em exchanges, hoje em dia se tornou praticamente inviável para o investidor comum minerar e vou explicar o porquê disso ao longo do artigo.

Em 2008 Satoshi Nakamoto começou os testes do seu programa que ele intitulou de "A Peer-to-Peer Electronic Cash System" ou "Um Sistema de Dinheiro Eletrônico Peer-to-Peer", um sistema ponto a ponto que elimina intermediários e pontos únicos de falha no sistema, uma vez que várias pessoas ao redor do mundo podem rodar o programa (node) para ajudar a validar os blocos ou "minerar" Bitcoins, tornando os próprios usuários seus "próprios bancos".


O Processo da Mineração


Para simplificar como funciona o processo de mineração, imagine a seguinte situação:

Você tem um computador e instala o programa do Bitcoin para ser um "nó" da rede e ajudar a validar os blocos. Você terá um endereço de carteira criptografado parecido com esse: 
bc1qgp5heg48n47l3eg6n4573et8286qr3ctxtwtz9

Porém, rodar um nó do Bitcoin só ajuda com a descentralização do sistema, a recompensa em BTC vem quando você fornece poder computacional para a rede usando o poder de processamento do seu CPU ou de placas de vídeo (GPU).

O que é um BLOCO?


Um bloco é um arquivo com tamanho máximo de 1mb que armazena as informações das transações feitas na rede do Bitcoin e vai para a Blockchain, que é o banco de dados público ou livro-razão do Bitcoin.

Quando você "minera" um bloco, significa que o poder computacional fornecido por você, resolveu equações matemáticas baseadas em criptografia que conectou o bloco novo aos demais na cadeia de blocos ou na Blockchain.

Se o poder computacional que você estava fornecendo pra minerar encontrou um novo bloco, você "assina" esse bloco com um endereço criptografado que interliga o novo bloco aos demais blocos da blockchain e você ganha a recompensa por minerar um bloco novo, que hoje (Fevereiro/2022) está em 6,25 BTC e a cada 4 anos essa recompensa cai pela metade (halving) e a dificuldade de mineração aumenta, fazendo com que os mineradores levem mais tempo para achar novos blocos.

Como é feito o Halving?


O halving do Bitcoin é automático e programado o que torna a rede segura para mineradores e investidores. 

A cada 2016 blocos minerados, cerca de 14 dias, é ajustado a dificuldade e quando chega o halving, o preço do Bitcoin é impactado por receio, mas nada que comprometa a rede ou suas negociações nas corretoras ou DEXs.

Historicamente, um ano após o halving ocorre um período de forte alta até porque não tem como saber se a tendência será mantida nos próximos ciclos.

Gostou desse artigo? Compartilha com seus amigos e aproveita para me seguir nas redes sociais:


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WHITEPAPER DO BITCOIN EM PORTUGUÊS

O whitepaper do Bitcoin é o documento que explica o que é essa tecnologia, do original em inglês “Bitcoin: A Peer-to-peer Electronic Cash System” foi escrito pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin. Tradução por Rodrigo Silva Pinto.

NFT - Além dos Colecionáveis

Apesar dos NFTs estarem em destaque hoje em dia pelos influencers e famosos como Neymar Jr, Justin Bieber e o rapper Eminem terem adquiridos NFTs na casa dos milhões, muitas pessoas ainda não sabem todo o potencial que essa tecnologia pode trazer. 

O QUE É ETHEREUM?

Parecido com a rede do Bitcoin, a rede Ethereum possui uma blockchain mais robusta. Além de rodar sua moeda nativa, o Ether (ETH), também é possível executar contratos inteligentes em sua EVM (Ethereum Virtual Machine), uma espécie de super computador descentralizado e aberto à todos.